Projeto Hortícolo-Pecuário no Pé de Verde
Os nossos amigos Paulitcha e Fabi há anos que acarinham um projeto de vida no Monte Verde. Inicialmente viviam no alto da montanha mas ultimamente, sem abandonarem o sítio anterior, deslocaram-se para o Pé de Verde. Atraídos pela beleza da natureza e profundos conhecedores dos seus recursos escondidos, com grande capacidade de sacrifício e muitas competências no campo, abraçaram os seguintes projetos: construção dum forno para pão e bolachas caseiras (que podemos ver quase pronto nas fotografias), estufa para hortaliças e flores e criação de galinhas de terra para produção de ovos. Estamos à espera de visitar em breve este paraíso em construção!
Plantação de plantas raras
Cultivámos uma planta muito rara de nome Coccoloba Uvifera, considerada uma planta sagrada na Venezuela e que em Cabo Verde existe no jardim de S. Jorge em Santiago e no Tarrafal de São Nicolau, local de onde a trouxemos agora para plantar em São Vicente. Plantámos uma perto do nosso centro na Pedra Rolada e duas no Pé de Verde, onde estamos a desenvolver a horta em conjunto com o Paulitcha e o Fabi.
Difusão da planta portulaca olerácea
Na nossa horta no pé de verde estamos a desenvolver a cultivação da planta portulaca oleracea. Esta planta é de fácil crescimento em qualquer tipo de terreno e consumida há milhares e anos em todo o mundo, sendo usada na alimentação humana em saladas ou cozida. Popularmente constitui também um medicamento contra infeções do fígado, bexiga e rins e é também um forte antioxidante por ser uma fonte de vitamina C, anti inflamatório, anti fúngico e analgésico.
O nosso objetivo é cultivar e distribuir estas plantas em caixas da fruta pela comunidade para enriquecer a dieta alimentar das famílias e ainda ajudar no combate à crise económica que vem adjacente à pandemia actual.